Alguns cuidados com implante dentário são importantes para mantê-los em perfeito estado e sem risco de consequências desagradáveis. Os implantes dentários são, sem dúvidas, o que há de mais moderno quando se refere à substituição de dentes perdidos, pois proporcionam mais comodidade e devolvem ao paciente a liberdade de sorrir, comer e falar.
Quais são os cuidados com implante dentário?
A colocação dos implantes é uma cirurgia e, como em todas elas, alguns cuidados devem ser tomados para evitar as complicações.
1. Siga as orientações do dentista
É imprescindível que as orientações do pós-operatório, prescritas pelo dentista, sejam seguidas rigorosamente. Elas foram estipuladas para manter a saúde do paciente e a qualidade do procedimento. Por isso, não pense que burlar alguma regra não vai fazer diferença, pois fará.
As recomendações básicas são:
· evitar bebidas e alimentos quentes por 48 horas após o procedimento;
· manter a higienização bucal adequada, conforme a orientação específica de cada procedimento;
· não cuspir ou assoar o nariz;
· consumir alimentos gelados que vão auxiliar como anti-inflamatórios, diminuindo o edema e a dor;
· não mastigar na área operada nos primeiros 15 dias;
· consumir alimentos líquidos ou pastosos nos primeiros 7 dias (arroz, macarrão, feijão amassado, purê, carne moída, frango desfiado, etc.)
· tomar os medicamentos receitados;
· repousar o tempo indicado.
2. Mantenha a higiene bucal
É fundamental que a higiene seja feita de forma eficiente. Com a escovação realizada após todas as refeições e o uso correto do fio dental pelo menos 1x ao dia. Em alguns modelos de próteses sobre implante ou quando os pacientes tem alguma dificuldade motora o uso de uma máquina irrigadora oral ajuda muito para higienizar as áreas mais difíceis.
3. Cuide da sua saúde
O cigarro e as doenças sistêmicas, como diabetes, cardiopatias e hipertensão, quando descontroladas, dificultam a cicatrização da cirurgia e diminuem o índice de sucesso do tratamento. Esses problemas devem estar sempre controlados, através de hábitos saudáveis e medicamentos, quando necessário, sempre prescritos pelo médico.
Pacientes fumantes têm a propensão de desenvolver doença periodontal ou peri–implantar aumentada em até 10 vezes!
A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes e implantes.
4. Cuide da alimentação e hidratação
A dieta é fator importante, tanto no processo de cicatrização quanto para a manutenção da saúde bucal, em geral. Portanto, mantenha uma adequada e equilibrada em nutrientes.
Dê preferência para os alimentos que protegem os dentes, como frutas, verduras e legumes ricos em fibras, e evite os açucarados que favorecem o acúmulo de bactérias.
5. Visite o dentista com frequência
Deve-se consultar o dentista regularmente para a avaliação dos dentes e do implante. O profissional verificará se há inflamação das gengivas e deterioração da peça. Isso é fundamental para não existir comprometimento da saúde bucal, como perda óssea e outros problemas relacionados.
Da mesma maneira que a sua higiene em casa deve seja feito o acompanhamento e profilaxias com seu dentista, a cada 6 meses ou anualmente, dependendo da condição clínica de cada paciente.
Que tipos de problemas podem ocorrer?
Caso o paciente não siga corretamente os cuidados recomendados, uma série de transtornos pode acontecer e comprometer o resultado do procedimento, como:
– afrouxamento e soltura dos implantes;
– infecções gengivais e no osso de suporte, que podem resultar na perda dos dentes e implantes no médio e longo prazo;
– complicações nos dentes vizinhos;
– perda do implante.