
Quais são os principais mitos e verdades envolvendo o dente siso?
Os sisos são alvo de diversas afirmações contraditórias e polêmicas, gerando sempre muitas dúvidas. Confira essa lista do que é verdade e o que é mentira quando o assunto são os famosos dentes do juízo!
O dente do siso sempre nasce — MITO
Em muitos casos, os dentes ficam dentro da gengiva, e não nascem. Além disso, algumas pessoas simplesmente não têm um ou alguns sisos.
Sugere-se que, devido a menor necessidade de mastigação e trituração dos alimentos que temos atualmente, em comparação com o início da vida humana, dentro de um processo evolutivo, está fazendo com que as pessoas nasçam cada vez com menos sisos, já que eles não são mais necessários.
O dente do siso pode ser extraído a qualquer momento — VERDADE
A idade ideal para a retirada do dente do siso é entre 15 e 18 anos. As extrações após os 30 anos são muito mais complexas devido à maior formação da raiz dentária, assim como sua relação com estruturas anatômicas importantes, tal qual o nervo alveolar inferior. Além disso, pacientes mais jovens tem uma recuperação pós-operatória muito melhor.
De todo modo, não existe limite de idade para ser realizada a remoção dos sisos.
Todo mundo precisa extrair — MITO
Quando os dentes do siso conseguem nascer corretamente, com bom posicionamento, em função mastigatória e possibilitando a correta higiene, não há indicação de extração.
Não preciso esperar o siso nascer para extraí-lo — VERDADE
A avaliação e retirada dos sisos deve ser feita a partir dos 15 anos, quando já é possível prever se haverá espaço na arcada e se o elemento está se formando com a correta inclinação. Ao mesmo tempo, é um período em que o dente ainda não teve sua formação completa, o que facilita muito o procedimento de remoção.
Mesmo dentro do osso ou apenas abaixo da gengiva é possível, e muitas vezes indicada, a sua extração.
É possível retirar os quatro sisos de uma única vez — VERDADE
No meu entendimento esse é o planejamento correto na maioria dos casos. Fazendo a remoção dos quatro sisos no mesmo procedimento o paciente precisa passar pelo pós-operatório, com uso de medicação e dieta especial uma única vez.
Caso opte pela retirada em partes, deverá repetir todos os cuidados após cada procedimento.
Conclusão
O dente do siso faz parte da vida de muitas pessoas. Entretanto, a necessidade ou não de providenciar a extração depende de vários critérios que devem ser analisados pelo seu dentista.
Por isso, sempre mantenha uma rotina de visitas ao dentista. O profissional, além de realizar limpezas e cuidar da sua saúde, poderá orientar com relação à realização de exames complementares e procedimentos preventivos.