O principal objetivo do Implantodontista é promover saúde recuperando o sorriso do paciente através de implantes e próteses sobre implantes. Para isso é necessário a realização de um estudo individual de cada paciente, através de uma avaliação na condição bucal, e óssea, realizada através do exame visual e da realização de tomografias computadorizadas. Assim como a confirmação do estado geral de saúde do paciente, com exames sanguíneos que comprovem boa condição sistêmica.
Na avaliação, serão analisados os exames radiográficos e/ou tomográficos, que servem para avaliar a qualidade e quantidade de osso comprovando a viabilidade de instalação dos implantes dentários com correto posicionamento.
Existem diversas técnicas específicas que são selecionadas conforme a necessidade do paciente. Após o estudo e planejamento, são definidos, larguras e comprimentos dos parafusos (implantes).
Alguns pacientes não apresentam quantidade óssea suficiente para garantir uma implantação bem sucedida, nesses casos são realizados enxertos ósseos antes ou no mesmo momento da instalação do implante.
Atualmente há duas possibilidades de procedimentos para a colocação de um Implante Dentário. Uma delas é instalar o implante através de uma cirurgia tradicional, e a outra é pela cirurgia guiada e computadorizada, sem cortes e com 100% de precisão, pois todo processo de posicionamento do implante é feito previamente, de forma digital.
Em ambas possibilidades, a instalação do Implante dentário é feita em uma cirurgia, sob anestesia local ou sedação, de maneira indolor.
O pós-cirúrgico exige colaboração do paciente que deve seguir recomendações do cirurgião-dentista, tomando as medicações corretamente e respeitando o repouso indicado. Nesses casos temos excelentes pós-operatórios, sem dor e com bastante conforto para o paciente conforme o grau de complexidade do procedimento.
Em algumas cirurgias, o cirurgião dentista pode instalar imediatamente um dente provisório sobre o implante, para que o paciente saia do procedimento com o dente já instalado, técnica denominada de carga imediata.
Quando a carga imediata não é uma opção é necessário um período de espera, em média 3 meses, para cicatrização do implante, possibilitando o início da confecção da prótese definitiva.
A prótese sobre implante definitiva representa o último estágio do tratamento, de acordo com modelo de prótese e necessidade estética selecionamos o melhor material para confeccionar esse dente, recuperando função e estética do sorriso.